O futuro imaginado por milhares de pessoas parece estar finalmente chegando. Mesmo que seja de pouco em pouco, algumas coisas que pareciam impossíveis, agora, já começam a ganhar contornos reais. Exemplo disso, é a notícia de que a Ford e a Google iniciaram negociações para a construção de carros autônomos. A informação foi divulgada pelo site Automotive News.
Lançamento oficial
Caso o contrato de produção seja concluído, o anúncio provavelmente ficará para a CES 2016, feira internacional de eletrônicos, evento esse que acontecerá na primeira semana de janeiro em Las Vegas. Ambas as partes estão confiantes, o que indica que os carros autônomos deverão realmente ser fabricados pelas marcas.
Procurado para falar sobre o assunto, um dos executivos da Google informou que a empresa não comentaria sobre especulações. No entanto, alguns funcionários da “gigante da Internet” confirmaram que a empresa estaria sim conversando com fabricantes de automóveis. Membros da Ford não confirmaram mas também não negaram um possível acordo.
Informações dão conta de que ainda no primeiro semestre de 2015, a Google iniciou diversas conversas com as principais montadoras do mundo e com isso, criou também um time de fornecedores tradicionais e não tradicionais, a fim de acelerar a produção dos carros autônomos e levá-los ao mercado até o ano de 2020.
Testes
No mês de junho de 2015, o Google iniciou duas frentes de testes em protótipos de carros autônomos com design próprio. Uma bateria de testes foi realizada em rodovias públicas de Mountain View, na Califórnia e outra em Austin, no Texas.
A ideia da Google é criar uma unidade de carros autônomos dentro de sua controladora, a Alphabet, em 2016.
Sobre a Ford, a empresa estava perdendo bastante espaço, mas parece ter “acordado” a tempo e agora investe pesado em tecnologia para seus carros. Exemplo disso, foi o surgimento de freios automáticos e de uma certa “padronização” da transmissão automática em seus modelos.