Lexus estreia cupê LC 500 no Salão de Detroit 2016

  • Modelo revela de forma expressiva o início de uma nova era para a Lexus no mercado de luxo;
  • Cupê exibe alto estilo, desempenho e acabamento artesanal;
  • LC 500 utiliza a nova arquitetura da marca, que promete reforço da capacidade dinâmica e desempenho.

A Lexus revelou, durante o Detroit Auto Show (North American International Auto Show – NAIAS) o seu novo cupê de luxo: o LC 500. Inspirado no conceito LF-LC, exibido durante a edição de 2012 do mesmo salão, o novo modelo reúne todos os predicados originais do LF-LC, com evoluções necessárias para comportar as configurações de um cupê 2+2.

LC 500 da Lexus faz sua estreia no Salão de Detroit 2016. Foto: Divulgação.
LC 500 da Lexus faz sua estreia no Salão de Detroit 2016. Foto: Divulgação.

Nos últimos cinco anos, a Lexus vem somando esforços no sentido de promover uma rápida evolução da marca, elevando, assim, sua participação no segmento de automóveis de luxo em nível global. Novos modelos, com alto padrão de estilo e atributos emocionais, unem-se às características de condução dinâmica. Como exemplos práticos desta nova fase da Lexus no mundo estão o NX e o RC, modelos que vem conquistando consumidores e fãs em diversas regiões do planeta.

Design e engenharia

O estilo e desempenho impactantes do LC 500 tornam-se símbolos do trabalho conjunto das equipes de design e engenharia, em uma parceria comprometida a preencher as possíveis lacunas de cada um. O desafio era superar obstáculos de fabricação, design e materiais que estão sempre presentes na concepção de um novo projeto.

LC 500 dá início à uma nova era para a Lexus no mercado de luxo. Foto: Divulgação.
LC 500 dá início à uma nova era para a Lexus no mercado de luxo. Foto: Divulgação.

O desenho do LC 500 foi fundamentado em seu conceito original, o LF-LC. Durante a fase de desenvolvimento, as equipes de engenharia tiveram atenção redobrada para extrair o máximo do conceito para o carro de produção. Da mesma forma, os designers, envolvidos desde as fases iniciais do desenvolvimento dinâmico do veículo, puderam colaborar com as soluções potenciais para a imagem do carro. Desta forma, o LC 500 tornou-se, para a Lexus, o ponto inicial de uma mudança de processos de engenharia e ideologias de design que será a bandeira desta nova fase da fabricante.

Design externo

O LC 500 é definido por um visual aerodinâmico robusto, com curvas expressivas, formato de forte apelo emocional e teto de fibra de carbono, criando uma postura baixa, ampla e imponente, que se unem de forma altamente funcional.

Cupê Lexus LC 500 exibe alto estilo, desempenho e acabamento refinado. Foto: Divulgação.
Cupê Lexus LC 500 exibe alto estilo, desempenho e acabamento refinado. Foto: Divulgação.

Na visão frontal, o LC 500 exibe de forma marcante um formato diferenciado da grade frontal, delimitada por cromos em três lados e com novo design tridimensional da malha. Os faróis, em formato de L e com lâmpadas de LED triplo, foram especialmente criados para contar com um dos mais finos projetores e garantirem, assim, o perfil baixo do capô.

O perfil musculoso do carro é exaltado pelo teto inclinado, além de entre-eixos alongado, de 2.780 mm, com frente e traseira compactas, de 920 mm e 970 mm, respectivamente, adicionados à baixa altura do capô. As linhas e curvas fluidas se mantêm até a traseira do veículo, onde lâmpadas multicamadas criam efeito de iluminação exclusivo. Um difusor e spoiler traseiros ativos também ajudam a controlar o fluxo de ar durante a condução.

Interior

O design interno do LC 500 é influenciado pelo mesmo luxo dinâmico do exterior, com um layout focado em um cockpit elegante. A posição de condução do cupê foi acertada para uma condução convidativa e esportiva, desenvolvendo um controle confiável e ainda mais intuitivo. No LC 500, o ponto do quadril do motorista foi projetado para ser tão próximo quanto possível de seu centro de gravidade, fazendo com que as respostas do carro sejam mais fáceis de serem percebidas pelo motorista.

A posição de pilotagem do cupê Lexus LC 500 foi acertada para entregar um modo de condução esportiva. Foto: Divulgação.
A posição de pilotagem do cupê Lexus LC 500 foi acertada para entregar um modo de condução esportiva. Foto: Divulgação.

Os bancos dianteiros oferecem suporte e conforto para viagens longas. O formato esportivo dos bancos inclui reforço adicional e apoio lateral para curvas acentuadas. Cada detalhe do acabamento interno do LC 500 foi cuidadosamente projetado pelos engenheiros da Lexus, como o tamanho e o ângulo do volante, o posicionamento da borboleta de trocas de marcha, feita de liga de magnésio, e o revestimento de couro dos assentos. O LC 500 tem as estruturas dos painéis das portas e o console central desenhados cuidadosamente sob os mais requintados detalhes, verdadeira marca da Lexus no mundo.

O design interior do Lexus LC 500 é influenciado pelo tema luxuoso e dinâmico de seu exterior. Foto: Divulgação.
O design interior do Lexus LC 500 é influenciado pelo tema luxuoso e dinâmico de seu exterior. Foto: Divulgação.

Chassis

A missão do LC 500 é oferecer uma experiência de condução dinâmica. A busca por uma condução mais refinada se tornou a missão para a equipe de desenvolvimento, que também procurou manter a qualidade superior da Lexus em um cupê esportivo de luxo.

O LC 500 é o primeiro Lexus a usar o novo modelo de plataforma da marca, que não foi compartilhada com nenhum outro modelo até agora, uma vez que faz parte da nova arquitetura global para veículos de luxo (GA-L). Em um esforço para aprimorar a dirigibilidade do carro, os engenheiros do LC 500 focaram nos fundamentos da plataforma, posicionaram a maior parte da massa, incluindo o motor e os ocupantes, de maneira ainda mais centralizada e baixa no chassi, melhorando seu centro de gravidade.

Cupê LC 500 da Lexus tem câmbio automático de 10 velocidades, inédito em cupês do segmento premium. Foto: Divulgacão.
Cupê LC 500 da Lexus tem câmbio automático de 10 velocidades, inédito em cupês do segmento premium. Foto: Divulgacão.

Os pontos do quadril do motorista foram reduzidos, as rodas recuadas para os cantos do carro e o sistema de transmissão foi alocado atrás da linha do eixo dianteiro. A bateria de 12 volts foi transferida para a traseira, como parte da missão de redistribuir o peso do carro.

Outras medidas de redução de massa incluem o teto de fibra de carbono e folhas de alumínio aplicadas na estrutura das portas de fibra de carbono. O projeto do LC 500 conta com um uso intensivo de aço de alta resistência, proporcionando maior rigidez, posicionando a massa do veículo para otimizar a dinâmica. Como resultado, o LC 500 é muito equilibrado, com uma distribuição dianteira/traseira de peso quase ideal.

Sistema de suspensão multilink do Lexus LC 500 foi pensado para conceder respostas mais rápidas em qualquer condição de pista. Foto: Divulgação.
Sistema de suspensão multilink do Lexus LC 500 foi pensado para conceder respostas mais rápidas em qualquer condição de pista. Foto: Divulgação.

Particular atenção foi dedicada ao sistema de suspensão multilink do LC 500. Juntas esféricas duplas nos braços inferiores e superiores permitem um controle total ao menor movimento da direção. Esse sistema ajuda ainda a otimizar a geometria de suspensão para aumentar o controle da roda e criar uma resposta mais precisa, com melhor esforço inicial.

Motor

A entrega de potência para as rodas traseiras do LC 500 é realizada por um novo conjunto de componentes que maximizam a força para as rodas. O LC 500 conta com um motor V8 de 5.0 litros, também encontrado no RC F e GS F. O V8 naturalmente aspirado foi escolhido devido à sua resposta linear e suave ao toque do acelerador, emitindo um som característico. Revestido de alumínio, o motor entrega até 473 cv de potência e 53 kgfm de torque. O novo propulsor foi construído para garantir uma durabilidade alta, com bielas leves, de alta resistência, e válvulas de titânio que permitem que o motor ganhe ainda mais força em altas rotações.

O LC 500 tem motor 5.0 V8, que entrega até 473cv. Foto: Divulgação.
O LC 500 tem motor 5.0 V8, que entrega até 473cv. Foto: Divulgação.

Válvulas de controle de som de escape especiais entram em ação ao dar a partida no LC 500, fornecendo um ruído robusto. Durante a aceleração, um gerador de som aumenta de forma estridente o ronco do motor.

O LC 500 ainda conta com uma transmissão automática de 10 velocidades, a primeira em um automóvel de luxo, com tempos de troca que rivalizam com os de uma transmissão de dupla embreagem. O componente é menor e mais leve do que as transmissões de oito velocidades. A nova transmissão é ideal para todas as formas de condução, proporcionando uma troca de marchas excelente em todas as condições. Esta transmissão é combinada com um novo sistema de controle eletrônico, por meio de software que antecipa as reações do condutor por meio do monitoramento da aceleração, frenagem e forças laterais.

Os motoristas sentirão o equilíbrio oferecido entre as ações rápidas, mudanças suaves, a aplicação da potência do motor linear, e a desaceleração proporcionada por pinças de freio de seis pistões.

Toda a plataforma e transmissão dotam o LC 500 com desempenho e agilidade incomuns para um cupê com capacidade para quatro pessoas. O veículo faz de 0 a 100 km/h em menos de 4,5 segundos.

Eletrônica embarcada

O novo cupê da Lexus vai estrear o pacote 2017 Lexus Multimedia, que contará com software mais rápido e flexível, permitindo melhorias futuras e uma interface de usuário gráfica.

O LC 500 também contará com a tecnologia Lexus Safety System+, que integra várias tecnologias de segurança ativa do Lexus: o Pre-Collision System (PCS), que ajuda a prevenir e mitigar as colisões, Lane Keep Assist (LKA), que evita a saída do veículo da pista, Automatic High Beam (AHB), que garante a visibilidade dianteira ideal durante a condução noturna, além do Controle de Radar Dinâmico de Cruzeiro (DRCC All-speed).

Como parte de uma abordagem multifacetada à segurança ativa, o pacote do sistema Lexus Safety System+ combina radar de ondas milimétricas com uma câmera, entregando alcance, alta confiabilidade e desempenho.