Categorias
Boas Matérias

Oitava geracão do Volkswagen Golf, novas informações e projeções

Há mais de 40 anos no mercado, desde a estreia da primeira versão em 1974, um dos mais amados e bem-sucedidos modelos da montadora alemã Volkswagen, o Golf, está cada vez mais próximo de chegar à sua oitava geração, prevista para “dar as caras” entre o fim de 2016 e o início de 2017. Em se confirmando esta data, será uma ruptura da “regra dos 6 anos” entre uma geração e outra, tendo em vista que o modelo atual, a sétima geração, está em comercialização desde o ano de 2012. Vale lembrar, porém, que, de lá pra cá, o VW Golf MK7 não passou pelo “tradicional facelift de meia-idade”, nem recebeu atualizações tecnológicas marcantes, nos levando a concluir que a antecipação se dará para equiparar o veículo ao nível de seus principais concorrentes, integrantes de um segmento em que nem mesmo o consolidado Golf pode se dar ao luxo de descansar.

Como era de se esperar, a expectativa acerca da oitava geração do Volkswagen Golf é muito grande, tanto para os entusiastas do modelo, quanto para os integrantes da imprensa especializada, fazendo com que novas informações e projeções surjam a todo momento. As mais recentes foram publicadas pelo site italiano OmniAuto.it que trouxe algumas renderizações exclusivas mostrando como deverá ficar o novo visual do veículo com base nos dados em posse da publicação atualmente.

O site dá a informação de que a a plataforma modular MQB (Modularer Querbaukasten, alemão para Matriz Modular Transversal), sobre a qual o modelo será construído, terá suas dimensões alongadas para oferecer mais conforto aos ocupantes. O aumento deverá ser da ordem de 10 cm, o suficiente para criar espaço, na parte traseira, para novos componentes mecânicos ou, por exemplo, para as baterias de um sistema híbrido, sem comprometer a distância oferecida para acomodar as pernas dos passageiros.

A publicação cita ainda que, na oitava geração, a carroceria de 3 portas terá sua aposentadoria definitiva – devido à baixa demanda do mercado – dando lugar a um modelo coupé de 5 portas que fará companhia aos modelos tradicional, clássico, e cabriolet, conversível, este que, por sua vez, permaneceu na ativa até a sexta geração do Volkswagen Golf. Há também a informação de que será despendido muito esforço na redução de peso do veículo, bem como na adição de novos sistemas de infotainment e na introdução de faróis a laser, herdados da Audi. Resta esperar para ver se todas essas novidades se concretizarão.

Por Gustavo Molinari

* Conteúdos publicados originalmente no site Automobilista. Era 1994 e Gustavo, aos 10, ganhava, de seu avô, o presente que daria início a sua paixão por carros: uma miniatura Bburago, 1/18, da Ferrari 250 Le Mans (1965), vermelha e "Made in Italy". De lá pra cá, tricolor paulista de coração e casperiano de formação (comunicação social/publicidade e propaganda), atuou por alguns anos em mídia online e publicidade até dedicar-se ao jornalismo automotivo. É convidado do site e, em periodicidade variada, produz conteúdo exclusivo para o site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *