A empresa germânica dos 4 círculos entrelaçados, a Audi, havia anunciado que a estreia do modelo RS3 (Racing Sport) no mercado nacional ocorreria entre os meses de outubro e novembro deste ano, porém as referidas datas passaram e a empresa não conseguiu concretizar sua promessa. Devido a este atraso a montadora informou que o gigante entre os hot hatches irá desembarcar no país por volta do primeiro trimestre do próximo ano, 2016.
A Audi apresentou ao público o modelo hatch em sua versão mais esportiva, Sportback, no Salão da cidade de Genebra, no mês de março. O carro virá para disputar de forma direta com o Mercedes A45 AMG, um veículo que mudou os padrões dos hatches esportivos.
A mais nova “cria” da empresa teutônica herdou do RS Q3, um motor TFSI de 2.5 litros com turbo e com 5 cilindros que gera uma potência máxima de 372 cavalos, 32 cv a mais que sua versão anterior e um toque de 47,4 kgfm, sendo considerado assim, o propulsor mais potente da historia da empresa. A transmissão é automática com sete velocidades e dupla embreagem, S tronic, a tração é integral, do tipo quattro, com recursos como, vetoração de torque. Com todas essas especificações o Audi RS3 Sportback 2016 realiza um deslocamento inicial e atinge os 100 km/h em apenas 4,3 segundos, além de contar com uma velocidade máxima de 250 km horários, a qual é limitada eletronicamente e pode ser elevada até 280 km/h, se o proprietário assim solicitar no momento da compra.
Este modelo também possui diversos avanços em relação ao anterior, como por exemplo, a altura, que agora passou a ter 2,5 cm mais baixo, devido ao conjunto de suspensão esportiva. As rodas foram aumentadas, passando então, para 19 polegadas, assim como os discos de freio que tiveram um acréscimo em seu tamanho, os quais contam com um alto desempenho e passam a possuir 310 mm na parte de trás e 370 mm nas rodas dianteiras.
Para distinguir o RS dos outros modelos A3, a Audi muniu o veículo com algumas mudanças em seu desenho. O novo visual conta com a grade dianteira em alumínio fosco, com formato de colméia na parte central, onde está escrito “quattro”. Já na parte mais inferior do para-choques, pode-se ver as tomadas de ar aumentadas. Também possui duas grandes saídas de escapamento, nas extremidades do para-choques traseiro e o para-lamas também foram alargados.
O modelo está disponível em oito cores diferenciadas, dentre elas há um tom de vermelho, exclusivo.
A marca não falou oficialmente sobre os valores, porém, na Europa o modelo sai por 52.700 euros, o que equivale a aproximadamente R$ 215 mil, com o euro cotado em 4,09 em relação à moeda brasileira. Com isso podemos constatar que o produto poderá sair por um valor entre R$ 280 mil e R$ 300 mil, preço esse, bem parecido com o deixado pelo RS3 nas lojas, no fim do ano de 2012.