Já não é mais segredo que a Fiat tem trabalhado, mesmo que de forma discreta, em um modelo para substituir o Palio Fire, carro esse que é atualmente o mais barato (dentre os produzidos no Brasil) do mercado brasileiro. A novidade será um subcompacto com dimensões próximas ao Volkswagen up!, ou seja, algo em torno de 3,61 m de comprimento.
Mesmo sabendo que se trata de uma missão bastante ingrata, a Fiat acredita que o seu novo projeto tem condições reais de repetir o grande sucesso conquistado pelo Palio Fire. Para isso, a montadora italiana continuará apostando no argumento de estar comercializando o modelo mais barato do mercado brasileiro.
Todo o planejamento está acontecendo na sede da Fiat no Brasil, localizada em Betim, no estado de Minas Gerais. Internamente, o projeto está sendo chamado por três nomes: Projeto 344, X3C e X1H. Os trabalhos estavam a todo vapor e a previsão era de que o sucessor do Palio Fire fosse lançado ainda em 2015, no entanto alguma etapa do processo acabou atrasando e o lançamento foi adiado para 2016.
A informação de que houve um atraso no processo de fabricação foi dada pela Fiat, no entanto especula-se que o fraco ritmo do mercado motivou o adiamento do lançamento.
A plataforma usada será a mesma do Fiat Uno, no entanto com algumas modificações e adaptações. Além disso, o projeto X1H terá a responsabilidade de estrear a nova família de motores da montadora.
Nas versões mais básicas, o motor será um 1.0 litros de três cilindros e seis válvulas (visando uma maior economia de combustível, serão duas válvulas por cilindro) com capacidade de gerar 80 cv de potência. Já nas configurações superiores, o bloco será o moderníssimo 0.9 litros MultiAir (derivado do motor altamente aclamado pela imprensa europeia), que conta com oito válvulas (quatro por cilindro), injeção direta, turbo e dois cilindros. Além disso, o propulsor 0.9 também será bicombustível.
Inaugurado pelo Fiat Uno em 2014, o sistema Start-Stop (que desliga e religa o motor em paradas rápidas para economizar combustível) também estará presente no projeto X1H.
Durante todo o artigo, tratamos o sucessor do Palio Fire como projeto X1H, no entanto especula-se que a montadora italiana já escolheu outro nome para a sua mais nova aposta. O subcompacto poderá ser chamado de Fiat City-car, mas ressaltando que são apenas boatos, uma vez que nada foi confirmado de forma oficial.
Sobre o design do City-car da Fiat, a expectativa é de que seja bem parecido ao do novo Uno, onde destacam-se os “quadrados arredondados” espalhados pela carroceria. No entanto a expectativa é de que o subcompacto tenha uma pegada ainda mais suave e “simpática”.
O conjunto óptico do Fiat X1H é inédito, tanto que as lanternas não serão mais no formato coluna, como pode ser visto no Uno. No entanto, é fácil perceber que os faróis e lanternas são uma mistura do Palio Fire e do Novo Uno, mesmo com todas as alterações realizadas.
Boatos confirmam que a tampa do porta-malas será de vidro, algo que a Volkswagen não conseguiu fazer no up! nacional, mas que existe na Europa. Se essa informação se confirmar, será um ponto positivo para o modelo italiano, visto que essa novidade fez muito sucesso no velho continente.
A Fiat ainda precisa definir muitas coisas para o projeto X1H, mas a expectativa é muito boa em cima do sucessor do Palio Fire, visto que ao que parece será um carro de boa qualidade e com um preço bastante acessível ao consumidor brasileiro.
O jeito é esperar por novas informações e torcer para que a Fiat acerte na mão e não tire o Palio Fire de linha para colocar um substituto que não responda a altura.