Em produção nos EUA, Honda CR-V 2017 é mais eficiente que os rivais

A Honda começou a produção do CR-V 2017 em sua planta de East Liberty, em Ohio, nos EUA. Previsto para chegar às concessionárias norte-americanas da marca no início de 2017, o modelo, que foi totalmente redesenhado e reconstruído, é a quinta geração do mais bem-sucedido SUV compacto de cinco lugares da Honda e o SUV mais vendido da América durante os últimos 20 anos, com cerca de 4 milhões de unidades comercializadas desde o seu lançamento em 1997.

Honda CR-V 2017. Foto: Divulgação.
Honda CR-V 2017. Foto: Divulgação.
Honda CR-V 2017. Foto: Divulgação.
Honda CR-V 2017. Foto: Divulgação.

A fábrica de Ohio foi a escolhida para liderar o lançamento do Honda CR-V 2017 como um modelo global. Chamada de ELP (East Liberty Auto Plant), a planta foi a responsável pelo desenvolvimento de todos os processos e tecnologias necessárias para a produção do modelo que serão replicadas mundo afora. Na América do Norte, o CR-V 2017 também sairá das fábricas de Greensburg, em Indiana, nos EUA e de Alliston, em Ontário, no Canadá. Vale mencionar que o novo motor, um 1.5 l turbocharged, com 190 cv de potência, será produzido exclusivamente na planta de Anna, também em Ohio, nos EUA.

Pelo que indicam os primeiros dados divulgados pela EPA (Environmental Protection Agency), a principal agência de proteção ambiental dos EUA, o novo motor do Honda CR-V 2017, que atua em conjunto com um câmbio do tipo CVT, é bastante eficiente. Em percurso urbano, a média de consumo foi de 12 km/l (28 mpg), na estrada a marca ficou em 14,5 km/l (34 mpg) e em trecho misto, 12,8 km/l (30 mpg). Movido a gasolina, o 1.5 l turbocharged coloca o Honda CR-V 2017 à frente de seus principais rivais quando o assunto é consumo, com melhores níveis que os registrados pelo Toyota RAV-4 2017 e pelo Kia Sportage 2017, ambos com marcas de 9,7 km/l (23 mpg) na cidade, 12,8 km/l (30 mpg) na estrada e 11 km/l (26 mpg) em trecho misto.

Além da motorização, a quinta geração do Honda CR-V, que faz uso da mesma plataforma utilizada pelo Civic de décima geração – com pequenas atualizações, também ganhou novidades visuais. Em termos de tamanho, a versão 2017 do modelo é 3,81 cm mais longa, 2,54 cm mais alta e tem distância entre eixos 4 cm maior que a atual. Destaque para as lanternas que agora são de LED e avançam pela grande tampa do porta-malas e, verticalmente, pelas laterais do vidro traseiro.

Internamente, recebeu atualizações dignas do segmento premium, com materiais mais requintados e de melhor qualidade, como, por exemplo, o painel com revestimento em couro. Vale mencionar que o sistema de infotainment, multimídia, agora é compatível com o Android Auto, da Google, e com o CarPlay, da Apple.

O Honda CR-V 2017 vem ainda com direção elétrica, estrutura dianteira MacPherson, suspensão traseira multilink e amortecedores especialmente afinados de baixo atrito.