Apresentado, como carro conceito, durante a última segunda-feira (03 de fevereiro) em São Paulo, o Ford Ka sedan conta com o mesmo nome que o consagrou durante todos esses anos, mas em compensação o seu projeto é inédito, ou seja, foi desenvolvido do zero. Com produção destinada à fábrica de Camaçari, Bahia, o três volumes será comercializado como carro global (uma tendência da Ford), tendo assim o mesmo design em diversos países.
No entanto, embora queira tornar o Ford Ka sedan 2014, um carro global, a montadora norte-americana irá focar seu lançamento para os mercados onde as vendas de compactos são altas.
Na Índia, o compacto a ser vendido será o Figo, modelo esse que foi apresentado horas antes do Ka sedan. No entanto, o Ka e o seu “irmão” terão algumas diferenças, destaque para a traseira maior, garantindo assim maior capacidade para o porta-malas.
Para um carro que tinha como pretensão se tornar quatro portas, ser fabricado na versão sedan é um avanço gigantesco. Lembrando, que o Ford Ka também será lançado na configuração hatch, sendo que ambas as versões chegam ao mercado em 2014.
O hatch tem chegada prevista para o primeiro trimestre, enquanto o sedan deve ser uma das atrações da Ford para o Salão do Automóvel de São Paulo que será realizado em outubro. Os preços não foram divulgados, algo que deve ocorrer também durante o evento.
Durante a apresentação do novo sedan, a Ford chamou o modelo de Ka Concept 4 portas, enquanto a versão hatch foi chamada de Ka 5 portas.
Responsável por substituir o Fiesta Sedan da geração antiga, o Ford Ka sedan enfrentará a concorrência do Hyundai HB20 e do Volkswagen up!. Lembrando que a produção do antigo “Kazinho” já foi encerrada.
Nesse primeiro contato do público com o carro, apenas a parte externa foi apresentada (assim como aconteceu com a versão hatch do modelo). No entanto, a Ford já adiantou alguns equipamentos tecnológicos que estarão presentes no modelo, como é o caso do sistema de conectividade, SYNC.
Fabricado na mesma plataforma do EcoSport e do New Fiesta, o Ford Ka será maior do que a versão antiga. Tanto a versão hatch, quanto a sedan serão fabricadas na planta de Camaçari (BA), além disso, a montadora norte-americana também irá inaugurar uma fábrica para produzir os motores do carro.
Sobre o desempenho e rendimento do carro, podemos destacar o objetivo da Ford em tornar o Ka sedan o modelo mais econômico da categoria e em um possível novo motor de três cilindros (assim com no Volkswagen up!) que irá equipar o carro. Além disso, é importante lembrar que o Ford Ka sedan contará com duas opções de motorização.
Não gostei de novo Ford Ka, uma mistura do Siena com o Voyage, inclusive a traseira lembra muito o Voyage, que aliás é muito feia. A Ford sempre fez carros bonitos e diferente, desta vez é uma cópia de modelos de outras montadoras. Vamos ser mais criativos. Tenho um Fiesta sedan 2012 que estão pretendo trocar, mas não o farei pelo novo Ka.