Ícone sobre rodas: Fusca

Exatamente no dia 22 de junho do ano de 1934, o engenheiro Ferdinand Porsche dava início à produção do seu primeiro carro. Mal sabia ele que sua criação seria um dos modelos mais aclamados e vendidos da história. O Fusca surgiu graças a um pedido do governo alemão que queria a fabricação de um automóvel que fosse acessível ao povo.

Ferdinand Porsche e o Fusca nos Alpes. Foto: Reprodução/VW.
Ferdinand Porsche e o Fusca nos Alpes. Foto: Reprodução/VW.

Após alguns testes, finalmente Porsche chegou ao modelo ideal, sendo assim em 1938, na cidade de Wolfsburg (a sede da Volkswagen ainda fica lá), o Fusca começou a ser produzido em série. Durante a 2ª Guerra Mundial o carro foi aprimorado e utilizado para transporte militar.

1956: Fuscas saem da fábrica em Wolfsburg. Foto: Reprodução/VW.
1956: Fuscas saem da fábrica em Wolfsburg. Foto: Reprodução/VW.

A guerra teve seu fim no ano de 1945, e foi a partir daí que a história do Beetle (como é conhecido na Inglaterra) começou a mudar e a ganhar os contornos do sucesso. Após sofrer diversas alterações, o modelo começou a ser vendido e em alguns anos já estava presente em diversos países, inclusive no Brasil. Em terras canarinhas o modelo recebeu o nome de Fusca e virou febre entre os consumidores.

Volkswagen Fusca. Foto: Reprodução/VW.
Volkswagen Fusca. Foto: Reprodução/VW.

Até 2003, ano esse que marca o fim da produção do clássico Fusca, a Volkswagen fabricou mais de 21 milhões de unidades. Vale lembrar que o primeiro motor do modelo foi um propulsor de 4 cilindros, contraposto dois a dois (chamado de boxer) refrigerado a ar.

Volks Wagen é o nome original do Fusca, esse termo significa carro do povo em alemão. Na Alemanha o automóvel é conhecido atualmente como Käfer e Maggiolino é o nome do compacto na Itália.

Volkswagen Fusca. Foto: Reprodução/VW.
Volkswagen Fusca. Foto: Reprodução/VW.

Visando a comemoração dos 75 anos do primeiro Volkswagen, a Porsche realizou no ano de 2009, em Stuttgart na Alemanha, uma exposição em homenagem ao Fusca, o evento reuniu várias fotos e informações do modelo, além de alguns raros exemplares, como o protótipo de do VW 38 criado em 1938 e o a diesel produzido em 1950.

Certamente o clássico Fusca deixou muitas saudades e ficará sempre na memória dos consumidores que tiveram a oportunidade de acompanhar a evolução do modelo.

Volkswagen Fusca Cabriolet. Foto: Reprodução/VW.
Volkswagen Fusca Cabriolet. Foto: Reprodução/VW.