Exatamente no dia 22 de junho do ano de 1934, o engenheiro Ferdinand Porsche dava início à produção do seu primeiro carro. Mal sabia ele que sua criação seria um dos modelos mais aclamados e vendidos da história. O Fusca surgiu graças a um pedido do governo alemão que queria a fabricação de um automóvel que fosse acessível ao povo.
Após alguns testes, finalmente Porsche chegou ao modelo ideal, sendo assim em 1938, na cidade de Wolfsburg (a sede da Volkswagen ainda fica lá), o Fusca começou a ser produzido em série. Durante a 2ª Guerra Mundial o carro foi aprimorado e utilizado para transporte militar.
A guerra teve seu fim no ano de 1945, e foi a partir daí que a história do Beetle (como é conhecido na Inglaterra) começou a mudar e a ganhar os contornos do sucesso. Após sofrer diversas alterações, o modelo começou a ser vendido e em alguns anos já estava presente em diversos países, inclusive no Brasil. Em terras canarinhas o modelo recebeu o nome de Fusca e virou febre entre os consumidores.
Até 2003, ano esse que marca o fim da produção do clássico Fusca, a Volkswagen fabricou mais de 21 milhões de unidades. Vale lembrar que o primeiro motor do modelo foi um propulsor de 4 cilindros, contraposto dois a dois (chamado de boxer) refrigerado a ar.
Volks Wagen é o nome original do Fusca, esse termo significa carro do povo em alemão. Na Alemanha o automóvel é conhecido atualmente como Käfer e Maggiolino é o nome do compacto na Itália.
Visando a comemoração dos 75 anos do primeiro Volkswagen, a Porsche realizou no ano de 2009, em Stuttgart na Alemanha, uma exposição em homenagem ao Fusca, o evento reuniu várias fotos e informações do modelo, além de alguns raros exemplares, como o protótipo de do VW 38 criado em 1938 e o a diesel produzido em 1950.
Certamente o clássico Fusca deixou muitas saudades e ficará sempre na memória dos consumidores que tiveram a oportunidade de acompanhar a evolução do modelo.
Deixe um comentário