Kombinationsfahrzeug é o nome original da nossa querida Kombi, modelo da Volkswagen que durante décadas foi um dos mais vendidos em sua categoria e que possui grande contribuição na história do Brasil.
Os primeiros projetos da Kombi surgiram na década de 40 por meio do importador holandês, Ben Pon, um “gênio” que ao ver uma perua construída sobre a plataforma do Fusca, logo sacou seu bloco de anotações e rabiscou as formas que resultariam na VW Kombi.
Quanto mais ia riscando, mais Ben Pon se entusiasmava e criava detalhes inéditos para o seu projeto. Por isso acabou criando um carro diferente de tudo o que já havia sido feito na categoria. O problema é que a novidade possuía uma aerodinâmica péssima, algo que com certeza minaria o desenvolvimento do veículo.
Após muitas pesquisas e testes realizados na Faculdade Técnica de Braunschweig, os engenheiros finalmente chegaram ao nível aerodinâmico que tanto queriam. Agora, a Kombi estava pronta para virar realidade.
Com o projeto concluído, a produção da Kombi foi iniciada e finalmente concluída, no entanto ao testarem a nova estrutura, os engenheiros perceberam que a mesma era bastante frágil, por isso redesenharam totalmente o chassi do automóvel.
Após três anos de desenvolvimento e testes, finalmente a Kombi chegava as ruas, a data exata desse inesquecível dia é de 8 de março de 1950. Desde a década de 50, até meados de 2014, a Kombi foi mantida pela Volkswagen com sua linha de produção ativa.
Chegada da Kombi ao Brasil
Foi o grupo Brasmotor, o responsável por montar a Kombi no Brasil. Os trabalhos começaram em 1953, e somente no dia 2 de setembro de 1957 é que teve início a fabricação do modelo em território brasileiro.
Isso coloca a Kombi como o primeiro carro da Volkswagen fabricado no Brasil, e também o que está a maior quantidade de tempo em produção. Até 2014, o Brasil era o único lugar no mundo onde o carro ainda era produzido.
Fim da linha para a Kombi
Como já foi dito, a Volkswagen retirou a Kombi de linha, como forma de homenagem, a montadora alemã lançou a Kombi Last Edition, modelo esse que custava cerca de 85 mil reais e foi o último da linha. Foram apenas 1200 unidades fabricadas, sendo os colecionadores, o principal destino das vendas.