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Novo Audi Q7 chega como referência na categoria

  • Nova suspensão, sistemas de assistência, informação e entretenimento e conectividade com tecnologia inovadora;
  • Tecnologia de vanguarda: cockpit virtual e head-up display;
  • Construção inteligente: 325 quilos mais leve com maior espaço interno;
  • Motor V6 de 333 cv, câmbio automático de oito marchas e tração integral permanente;
  • Inovação no segmento: direção nas quatro rodas.

São Paulo – A Audi traz para o Brasil a nova geração do modelo topo de linha de sua gama de utilitários esportivos. Em versão única Ambition, o modelo tem preço sugerido de R$ 399.990. Totalmente reprojetado, o novo Q7 é ligeiramente menor exteriormente e, ao mesmo tempo, ganhou espaço no interior. Com o uso de materiais mais leves e resistentes, o SUV ficou mais leve, ganhando em economia, eficiência ambiental, dinamismo e dirigibilidade.

Audi Q7. Foto: Divulgação.
Audi Q7. Foto: Divulgação.

Com tração integral permanente quattro, associada à eficiente transmissão automática Tiptronic de oito marchas e ao novo motor V6 3.0 TFSI com compressor e injeção direta de combustível, o maior SUV da Audi acelera agilmente até 100 km/h em apenas 6,1 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h.

Junto a tudo isso, a marca incorpora a mais avançada tecnologia eletrônica, com o revolucionário Audi Virtual Cockpit, um painel totalmente configurável pelo usuário, que mostra as informações à altura dos olhos do motorista por meio do head-up display. Com sistemas mais práticos de informação e entretenimento, o sistema conecta o usuário ao mundo da Internet e todos os seus recursos.

Estilo exterior

As proporções do novo Q7 estão mais esguias: com 5,05 metros de comprimento, distância entre-eixos de 2,99 m, 1,97 m de largura e 1,74 m de altura. O carro é 37 milímetros mais curto e 15 mm mais estreito, enquanto a altura permaneceu aproximadamente a mesma.

As proporções do novo Q7 são harmoniosas, com as imponentes colunas do teto reforçando a percepção de estabilidade e espaço. Linhas claramente horizontais abraçam as superfícies atleticamente tensas, moldadas com alta precisão.

A grade Singleframe, com seu visual ousado e as brilhantes barras transversais com aparência de alumínio, são mais largas e baixas do que no modelo anterior. Seu volume tridimensional é o elemento central da dianteira. A robusta moldura se estende até os faróis. Poderosas molduras limitam as grandes entradas de ar e duas barras transversais em cada uma delas dividem seu interior.

Um desenho marcante: os faróis

Os faróis do grande SUV são ligados intimamente à grade Singleframe: sua concepção escultural cria uma forte impressão de profundidade. Eles são emoldurados em cima pelo capô, enquanto as bordas inferiores ficam no mesmo nível da segunda lâmina da grade. Unidades Xenon plus são de série. Com os faróis opcionais de LED, as luzes de condução diurna formam uma dupla flecha condutora luminosa juntamente aos indicadores de direção – uma nova e diferenciada assinatura na família Audi. Com os faróis LED, a Audi oferece lanternas direcionais traseiras dinâmicas, que traz segmentos individuais que se acendem em rápida sucessão, de dentro para fora.

Tipicamente quattro: a lateral

A vista lateral do Q7 dá continuidade ao jogo harmônico entre linhas e superfícies. A partir dos faróis e da grade Singleframe, o contorno se estende e dá ao capô uma aparência de tensão. No canto superior do farol começa a chamada linha de bolha, que divide a lateral e transmite uma impressão de musculatura contida acima das rodas. Os arcos das rodas parecem grandes e incisivos, também um elemento típico dos modelos quattro.

Audi Q7. Foto: Divulgação.
Audi Q7. Foto: Divulgação.

Os espelhos externos se apoiam nos ombros altos, dando um toque esportivo às laterais e criando espaço para pequenas janelas triangulares. As portas são rebaixadas e se sobrepõem às soleiras. Na parte inferior, frisos incrustados (“lâminas”) trazem os logotipos quattro.

Maior impressão de largura: a traseira

A tampa traseira envolve as maciças e eretas colunas D, um detalhe típico dos modelos Q da Audi. Toda a traseira é dominada por linhas horizontais, que salientam a largura do SUV. As grandes lanternas traseiras de LEDs replicam o tema dos faróis: ativadas quando a ignição é ligada, as lanternas também criam uma dupla seta. A luz de freio fica em duas câmaras superiores, e o interior tem uma aparência tridimensional, leve e elegante. Como as luzes têm de ser visíveis mesmo com o porta-malas aberto, o novo Q7 vem com unidades luminosas adicionais no conjunto da traseira.

Audi Q7. Foto: Divulgação.
Audi Q7. Foto: Divulgação.

Interior

O modelo oferece um dos interiores mais espaçosos do segmento de SUVs premium. Em termos de espaço para joelhos, ombros e cabeça (41 mm a mais na fileira da frente), o Q7 supera até mesmo as dimensões de seu antecessor, apesar de o carro como um todo ser ligeiramente mais compacto. Todos os passageiros podem entrar confortavelmente no carro por meio de portas amplas e com aberturas altas.

Como uma sala

O interior do Q7 transmite sensação de espaço e elegância, características típicas de uma sala sofisticada. A arquitetura claramente definida e o conceito operacional se integram com perfeição. Todas as linhas são tensas, com uma orientação estritamente horizontal. Como em um sedã de luxo, os insertos são em duas partes, com diferentes materiais criando contrastes. Os compradores podem optar pelas cores preto, cinza, bege ou marrom para os revestimentos de couro dos bancos e de detalhes do acabamento.

Painel do Audi Q7. Foto: Divulgação.
Painel do Audi Q7. Foto: Divulgação.

Um grande arco envolve a parte dianteira do interior, criando uma elegante curva de porta a porta. Já o painel de instrumentos é esguio. Sua dianteira, caracterizada à frente do passageiro por uma abertura de ventilação em faixa, não é ligada ao console central – uma solução que dá ao interior uma aparência ainda mais leve. O console é inclinado como um painel de controle, com a alavanca do câmbio Tiptronic e o comando do MMI all-in-touch à esquerda e o controle de volume do sistema de som e porta-copos à direita.

Construção leve e conforto: bancos dianteiros

O sistema de bancos do novo Q7 foi totalmente reprojetado. Comparado ao do modelo anterior, é quase 19 kg mais leve, cinco deles eliminados dos bancos dianteiros. Forrados com couro, os assentos oferecem um confortável posicionamento vertical e o melhor apoio lateral. Os apoios de cabeça podem ser ajustados não apenas verticalmente, mas opcionalmente também na horizontal. Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos, com memória para o do motorista. Ambos trazem suporte lombar.

Bancos dianteiros do Audi Q7. Foto: Divulgação.
Bancos dianteiros do Audi Q7. Foto: Divulgação.

Generosos: os bancos traseiros

A segunda fileira de bancos também oferece espaço e conforto de alto nível. O encosto – dividido na proporção 35/30/35 – pode ser ajustado na inclinação em 16 posições. Opcionalmente, a Audi fornece a opção de sete lugares para o Q7. Seus encostos, divididos 50/50, podem ser posicionados eletricamente na vertical ao apertar um botão ou rebatidos na horizontal, integrando-se ao assolho do porta-malas. Para garantir uma entrada confortável para a terceira fileira, a Audi também equipa os assentos laterais da segunda fila com um elaborado mecanismo: eles podem ser dobrados em uma forma compacta e posicionados verticalmente.

Todos os bancos da segunda e terceira filas têm fixação Isofix para cadeirinhas infantis. Até seis cadeirinhas para crianças podem ser instaladas no novo Q7, inclusive no banco do passageiro de frente.

Forte e eficiente: ar-condicionado automático

O Q7 traz de série o novo ar-condicionado deluxe com quatro zonas, com os mostradores de temperatura incorporados aos controles rotativos. Um display TFT (filme transistorizado) mostra a situação de importantes funções. Com um simples toque nos interruptores capacitivos o tamanho dos gráficos aumenta. Os passageiros de trás têm seus próprios controles. O sistema consome pouca energia, graças a inovações no motor do ventilador, na entrada de ar exterior, no eficiente circuito de refrigeração e a um sistema de controle flexível.

Sem concessões: qualidade de manufatura

Todos os materiais usados no Q7 foram selecionados e processados com o máximo cuidado. Comandos como o controle rotativo de volume, o botão start-stop, o controle automático do ar-condicionado e até mesmo o dial rotativo para a intensidade da iluminação interior têm aparência de alumínio. Todos os interruptores se movimentam com facilidade.

Toda a iluminação interior, incluindo o compartimento de bagagem, é feita com LEDs. O pacote de iluminação é equipamento de série. Interruptores capacitivos acionam as luzes nos bolsos das portas. O painel de instrumentos e o acabamento das portas incluem a chamada iluminação de contorno – guias luminosas de LEDs extremamente finas que seguem as linhas principais.

Altamente adaptável: o porta-malas

O novo Q7 vem com um grande compartimento de carga, altamente variável. Quando todos os sete lugares são ocupados, a capacidade é de 295 litros de bagagem. Com cinco lugares, são 890 litros e 2.075 litros com a segunda fileira de assentos rebatida. Comparada com a do modelo anterior, a soleira do porta-malas é quase cinco centímetros mais baixa.

Porta-malas do Audi Q7. Foto: Divulgação.
Porta-malas do Audi Q7. Foto: Divulgação.

A porta do bagageiro tem acionamento elétrico de série e controle por gestos – uma movimentação do pé sob o para-choque traseiro é detectada por um sensor, comandando a abertura ou fechamento sem necessidade do uso das mãos – uma significativa vantagem ao embarcar bagagens ou compras do supermercado. Outra alternativa para o cliente é fechar a tampa do porta-malas apertando um botão nela instalado ou pela chave com controle remoto. Ganchos para bagagem, pontos de amarração, cobertura para o compartimento de bagagem e uma rede divisória são equipamento de série.

Grafismo fascinante: o cockpit virtual da Audi

Junto ao sistema MMI navigation plus com MMI all-in-touch, o Q7 traz a bordo o Audi Virtual Cockpit – uma tela de 12,3 polegadas com 1.440 x 540 pixels de resolução, exibindo imagens superdetalhadas e extremamente nítidas. A posição da agulha do conta-giros, por exemplo, é calculada 60 vezes por segundo para garantir uma movimentação absolutamente fluida.

O motorista pode optar entre duas interfaces diferentes. No modo “Infotainment” uma janela central domina a vista, abrindo um grande espaço para o mapa de navegação ou para as listas de contatos do telefone, estações de rádio ou áudio. O conta-giros e o velocímetro são apresentados como mostradores redondos pequenos à esquerda e à direita. Na configuração clássica, a janela central é menor e os instrumentos aparecem na forma de grandes mostradores analógicos.

O motorista comanda o Virtual Cockpit como faz com o driver information display no painel de instrumentos analógico, através do volante multifuncional. Utilizando os interruptores no raio esquerdo, o condutor pode examinar os menus do computador de bordo, o sistema de áudio e, dependendo do equipamento, os sistemas de navegação e telefônico. À direita do volante ficam o ajuste de volume rotativo, o botão do comando de voz, os controles expressos do telefone e a função “skip” para trocas rápidas de estação de rádio ou música.

Imagem flutuante: o head-up display

A Audi também equipou o novo Q7 com um head-up display, que projeta informações e números importantes num campo de 200 mm x 80 mm no para-brisa. Um display TFT retroiluminado por um LED branco gera a imagem colorida. Dois espelhos a ampliam e redirecionam.

A informação parece flutuar numa janela a aproximadamente 2,1 m à frente do para-brisa. O olho humano registra a informação com extrema rapidez – não há necessidade de adaptar o olhar, saindo da visão a longa distância. Pelo MMI, o motorista pode escolher quais informações devem aparecer no display. Também é possível ajustar a altura e o brilho da imagem.

Resposta tátil: MMI all-in-touch

No centro do painel de instrumentos fica o monitor MMI para o motorista e o passageiro da frente, que se estende eletricamente toda vez que o sistema é iniciado. O dispositivo mede 8,3 polegadas na diagonal e mostra gráficos elaborados em alta resolução.

O terminal MMI no console central serve para controlar as várias funções. Parte do sistema MMI navigation plus, mostra a identificação MMI all-in-touch e inclui um botão de pressão rotativo e dois interruptores oscilantes para os menus básicos.

A interface principal com o usuário é a o touchpad. Sua superfície de vidro colorida de antracito é extremamente resistente a arranhões e tem excelentes propriedades de deslizamento. O motorista pode dar entrada a caracteres na superfície ou executar gestos com vários dedos para, por exemplo, aumentar a aproximação de um mapa ou percorrer listas. Cada entrada é seguida por uma confirmação acústica e tátil – um clique que também é sentido no dedo.

Como um smartphone: a lógica de operação

No sistema MMI do novo Q7, praticamente todas as entradas podem ser realizadas em poucas etapas. A operação é baseada na lógica dos smartphones. O usuário pode acessar os menus de funções e opções juntamente com as bordas esquerda e direita do touchpad, que suplementam inteligentemente os muitos setores operacionais. A borda superior da superfície de toque contém oito botões de favoritos programáveis para registrar as estações de rádio prediletas, dados de contatos e títulos de mídia.

A operação por voz do MMI navigation plus também é a mais avançada, compreendendo inúmeras formas de articulação em linguagem coloquial. Este controle de voz, que permite ditar mensagens de texto, também é disponível para os menus Radio e Media.

Sistemas de infotainment e Audi connect

O MMI navigation plus opcional com MMI all-in-touch traz junto um rico conjunto de equipamentos. Ele inclui um drive DVD, dois leitores de cartão, uma memória flash, o sistema de som Bose 3D com duas entradas USB, uma interface Bluetooth e o monitor de alta resolução com 8,3 polegadas. O MMI navigation plus com MMI touch permite acesso a controle por voz do smartphone, mostra mensagens de e-mail do telefone e as lê em voz alta.

Conectando com a internet com LTE: o Audi connect

Outro componente do sistema topo de linha é o módulo de hardware Audi connect. Um hotspot wi-fi integrado permite que os passageiros naveguem e troquem e-mails livremente com seus dispositivos móveis. A gama de serviços do Audi connect inclui navegação com o Google Earth e o Google Street View.

O Q7 apresenta também um novo item no portfólio de conexão da Audi: a nova interface para smartphones traz para o carro o Apple Car Play e o Android Auto. Se o motorista se conectar com um telefone móvel iOS ou Android à porta de acesso USB (iOS a partir da versão 7.1; Android a partir da versão 5.0 Lollipop), o ambiente se abre na interface.

Tanto o Apple Car Play como o Android Auto são integrados à filosofia de operação da Audi – as aplicações podem ser controladas pela voz, pelo botão rotativo e de pressão e pelo volante multifuncional. O aplicativo gratuito MMI connect para smartphone oferece ainda mais serviços para o Q7.

Uma nova experiência sonora: som 3D

Para felicidade dos fãs sofisticados da alta fidelidade, o Q7 traz um sistema de som da Bose 3D, com som tridimensional. Dois alto-falantes adicionais nas colunas A criam a dimensão espacial da altura, dando à música uma qualidade etérea, como se executada ao ar livre a partir de um grande palco virtual.

Sistema de som Bose 3D ao lado do estepe no porta-malas do Audi Q7. Foto: Divulgação.
Sistema de som Bose 3D ao lado do estepe no porta-malas do Audi Q7. Foto: Divulgação.

A tecnologia 3D gera uma inédita experiência sonora. O coração do sistema de som Bose 3D é um amplificador de 558 watts com 15 canais. O inovador algoritmo da Bose analisa os componentes de uma peça musical e os posiciona perfeitamente no palco sonoro virtual. Para isso, utiliza 19 alto-falantes.

Sistemas de assistência ao motorista

Nenhum outro modelo do segmento oferece atualmente tantos sistemas de assistência ao motorista como o novo Q7. Entre os equipamentos de série há o assistente de atenção, que analisa o comportamento do motorista e emite um alerta quando houver indicação de que ele esteja perdendo a concentração. Outros itens de série incluem o Hold assist (assistente de parada), limitador de velocidade ajustável, sistema de estacionamento traseiro e sistema de segurança Audi pre sense básico.

O Audi pre sense básico interage com diferentes sistemas do carro. Caso detecte uma condição de direção instável, pode iniciar medidas preventivas para proteger os ocupantes do veículo. Os cintos dos bancos dianteiros são retesados eletricamente e as janelas e o teto solar são fechados. Além disso, as luzes de alarme são ativadas para alertar os motoristas mais próximos.

Audi side assist

O pacote opcional Audi side assist ajuda o motorista a partir de 15 km/h ao trocar de faixa, usando dois sensores de radar traseiros que têm alcance de cerca de 70 metros. Se um veículo for localizado no ponto cego ou se aproximar muito rápido, se acende um LED na carenagem do respectivo espelho retrovisor externo. Caso o motorista ainda assim acione a seta, o LED pisca sucessivas vezes com maior intensidade. O Audi side assist é ligado ao sistema Audi pre sense traseiro, que inicia medidas protetoras em caso de ameaça iminente de uma colisão na traseira do carro.

O Exit Warning Assist – alerta de desembarque – entra em ação quando o SUV para. Caso veículos ou bicicletas se aproximem por trás, o sistema avisa o motorista e os passageiros assim que eles abram uma das portas. O sistema usa as guias luminosas de LEDs do pacote de iluminação localizadas nas portas. Em uma situação perigosa, LEDs especiais de alta potência piscam e se acendem em vermelho. O alerta de desembarque permanece ativo até três minutos depois que a ignição é desligada.

Assistente de visão noturna

Disponível no Pacote Tecnológico opcional, o assistente de visão noturna usa uma câmera infravermelha de longo alcance que reage ao calor irradiado por objetos. A informação, convertida em imagens em preto e branco, é exibida no cockpit virtual. O ambiente mais frio aparece escuro, enquanto animais e pessoas são mostrados com muito brilho. O sistema tem alcance de até 300 metros e pode detectar pessoas e grandes animais a cerca de 100 metros, destacando-os com marcadores amarelos.

Se uma situação de perigo for detectada, um som de alerta é emitido e um símbolo de advertência também aparece no painel. Nesse caso, o assistente de farol alto ilumina as pessoas, fora de áreas urbanas, com três curtos pulsos de luz.

Construção leve

O Q7 é uma referência no segmento dos grandes SUVs quanto à construção, com até 325 kg menos do que no modelo anterior. A carroceria multimateriais economiza até 71 kg de peso. As portas que, como todo o revestimento exterior, são feitas de alumínio, contribuem com uma economia de 24 kg. Os engenheiros também exploraram o grande potencial de redução de peso no chassi: 27 kg na suspensão dianteira e 40 kg na traseira. O trem de força teve o peso reduzido em 20 kg e o sistema de escapamento, em 19 kg.

Audi Q7. Foto: Divulgação.
Audi Q7. Foto: Divulgação.

Dinâmica de dirigibilidade

O dinamismo é parte essencial do Q7. As impressionantes dimensões relacionadas ao conceito de um SUV e o generoso interior não podem afetar a sensação ao dirigir. Ela tem que corresponder à de um sedã esportivo, proporcionando simultaneamente um excelente conforto de rodagem.

A dinâmica de direção do Q7 se revela em todas as situações. Equilibrado quando viaja rápido na autoestrada, o SUV é ágil em estradas sinuosas no campo e, graças à direção nas quatro rodas otimizada, extraordinário ao manobrar nos espaços mais apertados.

Fatores cruciais incluem a precisa direção eletromecânica e a redução de peso nos novos eixos dianteiro e traseiro. Com o Audi drive select, o motorista pode ajustar os sistemas do chassi e propulsão de um comportamento esportivo e direto até confortável e equilibrado.

Motor

O Q7 chega ao Brasil com o motor 3.0 TFSI, 28% mais econômico. O sistema start-stop inteligente é de série: quando o motorista deixa o carro rolar ao chegar a um sinal vermelho, por exemplo, ele desliga o motor antecipadamente, antes que a parada seja completa.

Motor V6 3.0 TFSI do Audi Q7. Foto: Divulgação.
Motor V6 3.0 TFSI do Audi Q7. Foto: Divulgação.

Indução forçada com compressor

O 3.0 TFSI tem 2.995 cm³ de cilindrada (diâmetro x curso de 84,5 mm x 89,0 mm). Sua potência é de 333 cv e o torque máximo, de 440 Nm, disponível entre 1.250 e 5.000 rpm. O compressor é posicionado no V de 90 graus formado pelas bancadas dos cilindros e, quando necessário, movimentado por uma correia pelo virabrequim. O ar de admissão é comprimido a até 0,8 bar. Dois intercoolers integrados no alojamento do compressor resfriam o ar quente para que mais oxigênio entre nas câmaras de combustão.

Respostas relâmpago graças aos curtos condutos de gasolina, impulsão poderosa e um som generoso: o compacto V6 de três litros com cárter de metal leve acelera o novo Audi Q7 de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, atingindo a velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

O 3.0 TFSI tem algumas tecnologias de eficiência muito poderosas. Uma embreagem eletromagnética corta o compressor em cargas até 250 Nm e rotação do motor de até 4.000 rpm. Dependendo da solicitação, uma injeção mista para redução de partículas com tecnologia FSI acontece, diretamente nas câmaras de combustão e indiretamente no coletor de entrada. Os comandos de válvulas de admissão e exaustão podem ser ajustados para 50 ou 40 graus. O atrito é reduzido na corrente de transmissão, anéis de pistões e comandos de válvulas. O radiador de óleo, bomba d’água e virabrequim também foram aperfeiçoados.

Transmissão com conversor de torque tiptronic com oito marchas

A nova transmissão tiptronic de oito velocidades foi projetada como uma transmissão clássica com conversor de torque, fazendo trocas suaves, rápidas e espontâneas. O alto número de marchas permite manter o motor em um regime de rotações próximo ao ideal, enquanto a alta relação de 7.1:1 cria uma marcha mais alta para diminuir a rotação e o consumo na estrada. Por outro lado, as marchas mais baixas têm relações esportivas e curtas.

Redistribuição de torque instantânea: tração integral permanente quattro

O diferencial central autotravante – coração do sistema de tração integral quattro – é integrado à caixa da transmissão Tiptronic. O design do diferencial central e da tração do eixo dianteiro integrados ao câmbio é bem mais compacto e leve do que a caixa de transferência do modelo anterior, contribuindo assim com a maior parte das reduções de peso do trem de força.

Em condições normais, o diferencial central, com configuração planetária, distribui a força entre os eixos na proporção 40/60. Caso as rodas de um dos eixos percam a aderência, o sistema pode transferir sem demora até 70% da força para a frente e até um máximo de 85% para as rodas traseiras. Um item de software inteligente, o controle seletivo de torque complementa a tração quattro. Se uma das rodas no interior da curva perder carga, o software inicia uma precisa e leve intervenção no freio dessa roda. O comportamento da direção permanece neutro por mais tempo e a dirigibilidade torna-se mais precisa, ágil e estável. A tração fica ainda maior.

Chassi

Comparado ao modelo anterior, o centro de massa do grande SUV foi rebaixado 50 mm, em parte devido à instalação mais baixa do motor. A suspensão também foi totalmente reprojetada. Em relação ao modelo anterior, é mais de 100 kg mais leve – um importante fator para a agilidade. O design com cinco braços substituiu os braços em V do modelo anterior nos eixos dianteiro e traseiro. Dessa forma os componentes podem processar separadamente as forças transversais e longitudinais. Na direção transversal, suas juntas têm uma rigidez esportiva, enquanto na longitudinal são flexíveis e macias.

Menos 27 kg no eixo dianteiro

Dois braços transversais acima e abaixo, além do braço de arrasto formam a suspensão dianteira, com uma bitola de 1,679 mm. Comparada à do modelo anterior, são 27 kg a menos. Os braços de controle das rodas e os pivôs são forjados em alumínio, os eixos de propulsão são ocos e a espessura da parede do estabilizador varia conforme o necessário.

Outra grande inovação do Q7 é a direção eletromecânica com pinhão e cremalheira. Diferentemente da unidade hidráulica anterior, ela só precisa de energia durante as curvas, reduzindo assim o consumo. A redução é de 15,8:1, deixando-a esportiva e direta, e a assistência muda conforme a velocidade. O conjunto de direção trabalha juntamente aos principais sistemas de assistência.

Sistema de controle eficiente: o Audi drive select

O sistema de condução dinâmica Audi drive select, que inclui até doze módulos tecnológicos, complementa a versátil personalidade do modelo. Entre os modos de condução do sistema estão eficiência, conforto, auto, dynamic, individual e off-road.

Eixo traseiro dinâmico: quatro rodas direcionais

Outro sistema opcional do Q7 é o eixo traseiro dinâmico, ou seja, a direção nas quatro rodas – uma tecnologia não encontrada em outros produtos no segmento de SUVs e oferecida no Pacote Tecnológico opcional. No eixo traseiro é instalado um sistema de direção com comando elétrico e duas barras de direção, que vira as rodas traseiras em até 5 graus na mesma direção ou em oposição às dianteiras, dependendo da situação.

Roda de 20 polegadas Audi Q7. Foto: Divulgação.
Roda de 20 polegadas Audi Q7. Foto: Divulgação.

Em baixa velocidade, elas viram na direção oposta. Assim, o SUV fica muito mais ágil e o raio de curva um metro menor, o que é claramente percebido pelo motorista ao manobrar e estacionar. Entre 5 e 15 km/h, o direcionamento inverso atinge até 5 graus. Em velocidade maiores, as rodas traseiras seguem o movimento das dianteiras num ângulo de até 3,5 graus. Virando na mesma direção, elas melhoram a reposta do volante e aumentam assim a estabilidade em manobras evasivas. O novo Q7 vem de série com rodas de 20 polegadas.

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