Encerrado no último dia 9 de novembro, o Salão do Automóvel de São Paulo foi bastante movimentado, visto que as principais montadoras do mercado exibiram seus lançamentos para a temporada. Gigante do segmento, a Volkswagen apresentou o Novo Fusca GSR, versão essa que é a esportiva do carrinho.

Equipado com um motor de 211 cv de potência, o Volkswagen Fusca GSR já tinha sido lançado em fevereiro de 2013, mais precisamente no Salão do Automóvel de Chicago, nos EUA. No entanto, sua exibição no Brasil era ainda mais aguardada, visto que a Volkswagen anunciaria diversas informações sobre o modelo.

Como informação histórica, vale ressaltar que a série GSR do Volkswagen Fusca foi lançada na década de 70, onde a carroceria era amarela e preta. Sendo assim, após mais de 40 anos, a montadora alemã finalmente está lançando a nova versão dessa configuração. Lembrando que a produção será limitada em 3.500 unidades.
Sobre o termo GSR, o mesmo é originário do alemão, onde o G é Gelb (amarelo), S é Schwarz (preto) e R é Racing. O capô, a tampa do porta-malas e o os para-choques do Fusca eram pintados em preto fosco, mas isso em meados da década de 70. Para completar o visual do modelo, havia faixas laterais em preto e amarelo sobre as soleiras e faixas decorativas pretas sob as janelas, como ocorre também na nova edição.

A nova versão do VW Fusca GSR conta com defletor de ar traseiro em amarelo, para-choques amarelos com o novo design R-Line, faixas em preto e amarelo com o logotipo GSR sobre as soleiras laterais e capô e tampa do porta-malas em preto. Além dessas opções de tonalidade, o consumidor poderá escolher também a combinação entre Preto e Cinza Platinum.
Na época em que foi lançado, o Novo Fusca GSR contava com rodas de aro 15 e pneus 175, nessa nova geração do carro, as rodas são de liga leve “Tornado” aro 19 e pneus 235/40.

O interior do Novo VW Fusca GSR conta com tapetes pretos com bordados amarelos, alavanca do freio de mão de couro, alavanca de câmbio GSR, painel especial R-line, logotipo especial da edição limitada (numerado de 1 a 3.500), volante esportivo forrado de couro (também dotado de costuras amarelas) e bancos esportivos R-Line para competição (com forração de tecido e costuras amarelas que fazem contraste).

Como dissemos, no início do artigo, o Novo Fusca GSR é equipado com motor de 211 cv de potência que leva 6,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e que atinge a velocidade máxima de 224 km/h.

O preço do Novo Fusca GSR ainda não foi divulgado, mas a Volkswagen informou que, em breve, trará novidades sobre o carro.