Após 27 anos consecutivos de liderança, o Gol perdeu o trono em 2014 para o Fiat Palio/Fire. Sem uma resposta à altura da Volkswagen, o hatch voltou a perder terreno em 2015, ocupando um modesto quinto lugar geral no ano passado. Mas agora a montadora alemã promete um reforço para o modelo e seus irmãos, Voyage e Saveiro, que incluem uma leve plástica externa, uma extensa reforma interna e novidades na parte mecânica. Veja aqui o que está previsto para o Gol 2017.
Enquanto uma nova geração é desenvolvida – e tem previsão de lançamento para o final de 2017 ou começo de 2018 -, o Gol se reforça como pode. Na parte estética, o único teaser divulgado até agora mostra uma sutil reestilização. Os faróis ganham nova distribuição interna (e, aparentemente, perdem a opção de duas parábolas), a grade fica mais estreita, as luzes de neblina passam a ser circulares em todas as versões e o para-choque recebe elementos horizontais que remetem a Golf, Fox e Jetta. Esperam-se ainda alterações em calotas, rodas, tampa traseira e lanternas, que ainda não mudaram na Saveiro desde 2009.
O pulo do gato, porém, está no interior. Completamente reformulado, o painel passa mais requinte: saem os difusores de ar circulares, dando lugar a peças que lembram o moderno Passat, o porta-luvas ganha contornos menos simplórios e há uma faixa central atravessando o interior, como em modelos mais caros. As saídas de ventilação centrais sobem para dar espaço para a central multimídia, que enfim chega ao Gol, algo que o rival Chevrolet Onix tem desde o lançamento, em outubro de 2012. Ela tem tela sensível ao toque, comandos por voz, conexão Bluetooh e espelhamento do visor de smartphones. O quadro de instrumentos vem do Jetta, enquanto o Golf empresta o volante multifuncional. Com o novo revestimento dos bancos e tapetes em carpete, a linha compacta transmite mais elegância.
Em termos mecânicos, ainda há muitos rumores a respeito do que pode ser apresentado na família. A expectativa de público e crítica, porém, é que o compacto enfim incorpore o motor 1.0 12v (75/82 cv) de Up e Fox, abandonando de vez o 1.0 8v (72/76 cv). Também se espera a adoção em massa do 1.6 16v (110/120 cv), hoje adotado apenas nas versões Rallye do Gol e Cross da Saveiro. As demais utilizam o 1.6 8v (101/104 cv). Em termos de transmissão, nada se fala sobre a caixa manual de seis marchas vista no Fox nem a transmissão automática de seis relações Tiptronic do Golf. Assim, devem-se manter os câmbios manual e automatizado I-Motion, ambos de cinco velocidades. O controle de estabilidade (ESC), oferecido somente na Saveiro Cross, deve ser incorporado nos acabamentos mais caros do trio.
O lançamento da linha 2017 de Gol e Voyage está marcado para o início da próxima semana, nos dias 22 e 23 de fevereiro. A Saveiro se renova em um segundo momento.