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Peugeot 208 Urb: uma proposta para a mobilidade urbana

Desenvolvido integralmente pelo Centro de Estilo PSA América Latina, esse carro conceito nacional reforça a ideia de facilitar a locomoção nas grandes metrópoles ao aliar o estilo, a segurança e a alta tecnologia do Peugeot 208 a uma bicicleta elétrica.

Compartilhando a tendência internacional de mobilidade nos grandes centros urbanos, que propõe o uso de diferentes tipos de transporte simultaneamente, a Peugeot apresenta no Salão do Automóvel de São Paulo o 208 Urb, um veículo perfeitamente integrado a esse conceito.

Peugeot 208 Urb. Foto: Divulgação.
Peugeot 208 Urb. Foto: Divulgação.

O veículo, desenvolvido pelo Centro de Estilo PSA América Latina, combina os atributos hatchback 208, como estilo, segurança e alta tecnologia, a uma bicicleta elétrica (modelo AE21) e a acessórios muito práticos voltados à comodidade do motorista em seu dia a dia.

Bicicleta elétrica: elegância e praticidade

É inegável a elegância da AE21. Ágil e compacta, a bicicleta possui um quadro original que oferece um espaço para levar uma bolsa com laptop e uma trava de segurança antifurto. Ela é equipada com motor elétrico localizado na roda da frente.

Peugeot 208 Urb. Foto: Divulgação.
Peugeot 208 Urb. Foto: Divulgação.

A bateria de íons de lítio pode ser recarregada com a AE21 em movimento ou retirada para ser carregada em uma tomada convencional. Inovadora e versátil, a bicicleta tem os pedais e o guidom dobráveis para melhor acomodá-la junto a uma parede ou em espaços mais restritos. A AE21 proporciona uma nova experiência de mobilidade em qualquer deslocamento urbano que o condutor esteja disposto a fazer.

Uma gama de acessórios personalizados

Com o objetivo de oferecer uma customização exclusiva, o interior do 208 Urb recebeu acessórios para facilitar a vida do motorista, como um cabide cromado no banco do passageiro, uma moldura instalada no porta-malas com uma divisão de alumínio para adaptar o volume de vários tipos de carga e um porta-objetos suspenso instalado na altura da tampa, além de pedaleiras em alumínio.

No interior do modelo, o destaque fica com a cor inédita das peças decorativas, Marrom Dark Carmin, a mesma do carro. Além disso, os assentos receberam alterações no tecido central, como detalhes na tonalidade vinho e a costura com o fio também na cor do veículo, trazendo ainda mais charme para este conceito.

No piso, o conjunto de tapetes exclusivos, com o gráfico “Urb” bordado na mesma cor, traduz o nível de atenção aplicado pelos designers do Centro de Estilo. No exterior, a concepção do veículo manteve a coerência do projeto ao adotar o Marrom Dark Carmim tanto na carroceria quanto para a bicicleta elétrica.

A grade do 208 Urb foi pintada em cinza alumínio acetinado, tornando a dianteira ainda mais diferenciada. Revelando acabamento refinado, uma assinatura gráfica única foi desenvolvida na base de um adesivo cromado, destacando o nome Urb com um desenho urbano. Esse adesivo foi aplicado no teto panorâmico de vidro, conferindo um cenário particular para quem olha de dentro do carro pela transparência do teto.

Os logotipos da AE21 receberam o mesmo tratamento, combinando assim com os detalhes da cor do veículo e do freio bicicleta. Para potencializar o nível de requinte, as manoplas e o selim estão em linha com o conjunto dos bancos do 208 Urb.

A personalização dos acessórios não para por aí. Os frisos laterais de proteção contra batidas leves, o aerofólio, as capas dos retrovisores cromadas e o rack de teto com sistema de trava antifurto fazem parte da gama de equipamentos disponíveis na rede de concessionárias da Marca.

Para valorizar ainda mais a sofisticação do veículo, o 208 Urb conta com rodas inéditas de 17 polegadas com acabamento exclusivo que mistura usinagem a verniz escuro e metalização.

208 Urb: um veículo completo

Como se já não bastassem a ampla utilização de acessórios e a concepção sofisticada desse conceito, a base de desenvolvimento do veículo se deu sobre a versão Griffe, topo de gama do carro de série. Isso significa uma ergonomia privilegiada, já que o 208 foi criado em torno do posto de condução do motorista.

O volante multifunção de dimensões reduzidas tem base achatada e fica em posição mais baixa. Assim, coloca o condutor em uma posição diferente daquela usualmente conhecida, pois o painel de instrumentos elevado permite que a leitura das informações seja feita por cima do volante.

Outro ponto de destaque diz respeito à central multimídia touchscreen, que permite uma conectividade intuitiva e integra sistema de navegação GPS. Além dos comandos básicos para entrar endereço e calcular rota, é possível visualizar o mapa em perspectiva 3D, configurar pontos de interesse, definir critérios de cálculo de rota e visualizar o itinerário.

O 208 Urb conta também com faróis de neblina, luz diurna com LEDs, ar-condicionado Bi-zone, direção com assistência elétrica, volante em couro, computador de bordo e piloto automático / limitador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, vidro elétrico com comando sequencial e função anti-esmagamento para o motorista, travas elétricas com comando na chave do carro, travamento automático com o veículo em movimento, entre outros.

Em termos de segurança, o conceito dispõe de dois airbgs frontais, sistema de frenagem ABS com repartidor eletrônico de frenagem (REF), cinco cintos de segurança com três pontos de fixação e com pré-tensionadores e bloqueio de folga, alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor.

O modelo é equipado com motor 1.6 16V Flex, que desenvolve 122 cv de potência a 5.800 rpm, quando abastecido com etanol, e torque máximo de 16,4 mkgf a 4.000 rpm. Ao utilizar gasolina, a potência é de 115 cv a 6.000 rpm e 15,5 mkgf de torque. Esse propulsor possui um sistema que elimina o reservatório de gasolina situado no compartimento do motor, conhecido como “tanquinho”, descartando a necessidade desse combustível para realizar a partida a frio.

O motor é acoplado a uma transmissão automática sequencial que possibilita a troca de marchas na própria alavanca do câmbio ou por meio de “paddle shifts” na coluna de direção, ambas adaptadas a um estilo próprio de condução.

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