Categorias
Boas Matérias

Toyota Corolla Altis 2015, baixa relação custo-benefício

Responsável por ser a versão top de linha do Corolla 2015, a configuração Altis vem recebendo inúmeras críticas de especialistas e consumidores. O motivo principal do descontentamento seria o preço do modelo que não condiz com o que o carro realmente oferece.

Entre o Corolla Altis e o Corolla XEi (a versão intermediária do Corolla), existem impressionantes R$ 13 mil de diferença. O consumidor paga muito mais por quase nada, visto que a diferença entre as duas versões é bastante limitada.

Sobre as diferenças, o Corolla Altis 2015 conta com iluminação de cortesia no espelhinho do motorista, detalhes externos cromados, dois airbags extras (de cortina, o que são sete ao total, contra cinco do XEi), retrovisores externos rebatíveis, acendimento automático dos faróis, partida por botão e luzes de posição em LED. Essas mudanças realmente valem 13 mil reais? Para a Toyota sim.

Lembrando que o Corolla Altis se tornou o sedan médio (top de linha) mais caro do segmento, estando acima do seu principal rival, o Volkswagen Jetta TSI, que conta com motor turbo de 211 cavalos de potência e transmissão de dupla embreagem (a diferença de preço é de R$ 100).

Em relação ao design, podemos dizer que o Toyota Corolla 2015 está mais bonito que o modelo anterior. A traseira conta com uma solução bastante comum nos sedans médios, a união das lanternas (de formato levemente quadrilátero) por meio de uma barra cromada que dialoga com a luz de lente branca da ré. Podemos destacar também o visual mais robusto e descolado, onde as linhas mais fortes e sofisticadas dominam a carroceria. A dianteira ganhou grade frontal e faróis renovados, além de novos contornos nos para-choques.

Internamente, temos pontos positivos e negativos, para começar vamos citar alguns problemas encontrados no interior do Corolla Altis 2015. O volante é ligeiramente “torto” (a porção da direita fica mais próxima ao corpo), a distância entre o motorista e o para-brisa é demasiada curta, o painel é muito alto e reto (parecendo uma espécie de muro), alguns instrumentos e botões de comando são dotados de iluminação azul (algo que lembra bastante os carros chineses quando tentavam imitar a iluminação da Volkswagen), alguns comandos não funcionam (como é o caso da tecla Sport e dos comandos dos vidros elétricos), entre outros.

A parte boa fica por conta do imenso espaço interno, tudo graças aos 1,77 m de largura e 2,7 m de distância entre-eixos. No quesito comodidade e conforto, o Toyota Corolla 2015 é líder disparado.

As críticas relacionadas à cabine do Toyota Corolla Altis 2015 se dão pelo fato de que os seus concorrentes contam com cabines bem projetadas e dotadas de equipamentos e acabamento de alto nível.

No quesito parte mecânica, o Corolla Altis 2015 também merece destaque, visto que o motor 2.0 acoplado à uma transmissão CVT de sete marchas (opção de paddle shift ou na própria alavanca) oferece bastante potência para que o motorista tenha uma experiência de desempenho bastante agradável. Em relação ao consumo, os testes indicaram um gasto de 7,8 km por litro (gasolina) na cidade.

Por Bons Conteúdos

Em junho de 2015 adquirimos o site Motor e Rodas e, desde então, todo o seu conteúdo está sendo importado, de maneira gradual, para que esteja disponível através do site Carros e Segredos.

2 respostas em “Toyota Corolla Altis 2015, baixa relação custo-benefício”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *