- Edição especial será exibida no Salão de Frankfurt, no fim de setembro;
- Com potência de 265 cv, GTI Clubsport acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos;
- Mudanças no visual incluem novo para-choque dianteiro, apêndices aerodinâmicos nas laterais, difusor traseiro e aerofólio.
Ícone entre os carros esporte, o Golf GTI celebrará seus 40 anos no início de 2016. Para marcar esse evento histórico, a Volkswagen preparou uma edição especial do modelo: o Golf GTI Clubsport. A versão de produção será exibida na 66ª edição do Salão Internacional de Frankfurt (IAA), na Alemanha, que ocorre entre os dias 17 e 27 deste mês. Essa versão entrará para a história como o mais poderoso GTI já produzido.
Com o GTI Clubsport, a Volkswagen mantém a tradição de edições de aniversário – séries comemorativas marcaram os 20, 25, 30 e 35 anos do GTI. O motor TSI, com injeção direta de combustível e turbocompressor do GTI Clubsport desenvolve potência de 265 cv (195 kW), 45 cv de acréscimo em relação ao GTI vendido no Brasil. Mas isso não é tudo. Por um curto período de tempo – cerca de 10 segundos – o motorista pode aumentar a potência em aproximadamente 10% para mais de 290 cv por meio da função overboost. Essa potência adicional é ativada simplesmente pressionando-se o acelerador até o fim do curso (kick down).
O Golf GTI Clubsport acelera de 0 a 100 km/h em 6 segundos, na versão equipada com o câmbio manual de 6 marchas. Com a transmissão automática DSG de 6 marchas, o tempo é reduzido para 5,9 segundos. A velocidade máxima do GTI Clubsport é de 250 km/h. A despeito de toda essa potência e esse desempenho, o carro é frugal: com o câmbio manual, o modelo percorre, em média, 14,5 km/l. A autonomia é ainda melhor com a transmissão DSG: 15 km/l.
A edição comemorativa de aniversário ganhou mais potência e extensas modificações no desenho, aerodinâmica e em equipamentos. Graças à maior potência e à maior downforce, o desempenho dinâmico do Golf GTI Clubsport está no topo dos carros esporte. Isso resulta em incrível dirigibilidade em alta velocidade e extrema agilidade e capacidade de fazer curvas realmente rápido.
O Golf GTI Clubsport é pintado na cor “Oryx White” (há outras cores disponíveis); para contrastar, o teto é pintado em preto. Os designers da Volkswagen criaram novo para-choque dianteiro, além de novos apêndices laterais, difusor traseiro, aerofólio e exclusivas rodas de liga leve forjadas para a versão de aniversário. Essas características destacam a edição comemorativa em relação à família GTI.
Em termos de estilo, o perfil lateral do Golf GTI Clubsport é baseado no do GTI original. Para contextualizar: a primeira geração era caracterizada por uma larga faixa preta na lateral, entre os arcos de roda dianteiro e traseiro, na altura do para-choque. Essa faixa está presente na edição de aniversário, homenageando dessa forma o Golf GTI de 1976, e recebe a inscrição “Clubsport”. A faixa se estende pela dianteira do modelo pelo novo defletor de ar no para-choque. As opcionais rodas “Brescia” de 19 polegadas, desenhadas especialmente para o GTI Clubsport, se impõem traduzindo seu potencial em desempenho. A versão de aniversário é equipada de fábrica com rodas forjadas de 18 polegadas que também têm novo desenho. Ainda se destacam nas laterais as capas de retrovisores em preto brilhante.
O aerofólio, aperfeiçoado em túnel de vento, é diferente e maior do que o utilizado no GTI. O contraste entre sua pintura em preto brilhante e a carroceria em “Oryx White” destaca a linha de teto. A seção inferior também foi modificada. A linha que marca essa área se prolonga pelo difusor, que é novo. Aqui, também, a cor é o preto brilhante. As saídas de escapamento cromadas estão elegantemente integradas ao difusor; o diâmetro das saídas também aumentou. As lanternas traseiras em LED possuem lentes escurecidas.
O interior traz detalhes icônicos que são essenciais ao GTI, incluindo o revestimento dos bancos em tecido xadrez (com costura vermelha) e a manopla de câmbio em formato de bola de golfe. Foram acrescentados detalhes exclusivos ao GTI Clubsport, como os bancos do tipo “concha”, com cobertura parcial em Alcantara; trechos em vermelho nos cintos de segurança; faixas em formato de colmeia “Honeycomb 40” no painel, console central e portas – que dão ao interior aparência ainda mais exclusiva. O volante possui revestimento em Alcantara (além do emblema GTI, costura vermelha e marcação central). Os tapetes também são exclusivos e possuem detalhes vermelhos, assim como as placas nas soleiras das portas.