Visando a ampliação das opções de motores do Sonata, a Hyundai anuncio mais um propulsor para o modelo. Chamado de Theta II, o bloco é um 1.6 Turbo que irá equipar a configuração Eco. Lembrando que o carro já conta com o Theta II GDI capaz de gerar 185 cv de potência e com o Theta II 2.0 Turbo que fornece 245 cavalos de potência.
O Theta II é um motor de quatro cilindros que fornece 177 cv de potência e 26,5 kgfm de torque. O bloco é a acoplado a uma nova transmissão, trata-se da caixa automatizada de dupla embreagem de sete marchas. Lembrando que é a primeira vez que esse propulsor estará associado a esse câmbio.
A união entre a transmissão de dupla embreagem e o novo motor 1.6 Turbo permitirá com que o Hyundai Sonata Eco consiga reduzir em 10% o consumo de combustível, isso em relação ao propulsor Theta II GDI 2.4.
O ruim de tudo isso é que essas novidades não virão para o Brasil, visto que o Hyundai Sonata saiu de linha por conflitos com o Azera. A explicação da montadora sul-coreana é de que os dois modelos estavam travando um duelo interno, ou seja, fogo amigo que refletia na queda das vendas de ambos.
Um pouco maior do que o modelo que estava disponível no mercado brasileiro, o Novo Sonata está 30 mm mais largo, 35 mm mais longo e com uma distância entre-eixos aumentada em 10 mm.
Todas essas mudanças resultaram em um espaço interno de excelente nível, o que certamente é um dos grandes trunfos do modelo.